Modulo II - Saúde na Escola

Semana 1
Vídeo Aula 3 – Introdução: Saúde na escola
Prof. Li Li Min

         O Objetivo desta aula foi apresentar temas importantes que serão discutidos na disciplina “Saúde na escola”
         O professor fala sobre índices de mortalidade e cita que as mortes por derrame estão em primeiro lugar, em segundo vem as mortes por doenças cardiovasculares e em terceiro as mortes devido a violência. Apresenta uma tabela com estes dados. 
          Explica que abordaremos temas como o crescimento da criança e também:

* Distúrbios alimentares 
* Anorexia Nervosa e Bulimia
* Sexualidade
* Violência nas escolas
* Drogas
* Mídia
* Stress/Ansiedade/depressão

                                 "Para uma vida melhor, nós precisamos de saúde e paz"




Vídeo Aula 4 – Saúde do professor
profª Paula Fernandes

                            A professora Paula inicia a aula questionando como anda a nossa saúde e alerta que alguns fatores podem contribuir para que a saúde do professor seja abalada, como: Excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, baixo salário, desgaste físico, falta de reconhecimento, postura inadequada etc...Tudo isto pode causar stress, depressão, problemas na voz entre outros problemas. 
                                 "Precisamos nos preocupar com a nossa saúde também"


                            Na sequencia assistimos a um vídeo que tem depoimentos de alguns  professores falando sobre alguns problemas que enfrentaram, mas no chama a atenção, dizendo que é possível sim termos felicidade no nosso ambiente de trabalho. 
                    "A felicidade é possível no nosso ambiente de trabalho"

Saúde vocal do professor

"A melhor ação para manter a voz saudável é a prevenção"
Dicas:  * Hidratar a garganta bebendo água
           * Articular a voz com movimentos mais amplos
           * Falar virado para os alunos
           * Respirar calmamente

Saúde Postural

* Alongar antes das aulas
* Usar o quadro na altura dos olhos

Stress do professor


* Fase de Alerta 
* Fase de resistência
* Fase de exaustão (ápice do stress "síndrome de Burnout)

Consequências do stress:

* Depressão
* Baixa autoestima
* Problemas profissionais
* Exaustão emocional...

Como podemos evitar estes problemas?

 "Devemos procurar encarar as situações com otimismo, tudo vai depender do modo como interpretamos as situações. Vamos criar estratégias que venham melhorar nossa saúde e ter uma relação ensino-aprendizagem mais adequada e mais facilitadora"


Semana 2
Vídeo Aula 7 – Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares.
Prof. Li li Min



       O objetivo desta aula é apresentar etapas do crescimento da criança e estimar se está dentro da normalidade.

       Assistimos a um vídeo com a Professora Lilia de Souza, que explicava que o crescimento é:

·         Variável
·         É o resultado da maturação óssea

Existem três períodos de crescimento:

Entre 1 a 3 anos (primeira infância- importância alimentação saudável)
Entre 4 e 8 anos (segunda infância- hormônios de crescimento)
Entre 9 e 17 anos (puberdade – desaceleração do crescimento - Época de transformações físicas, emocionais e sociais)
   
Desenvolvimento de meninos
 Desenvolvimento das meninas


Existem alguns fatores que influenciam no crescimento, por exemplo:
·         O sono
·         A boa alimentação
·         Atividades físicas

A professora ensina também o cálculo do ICM:


Tabela do IMC: 


     Na escola, enquanto professores, devemos nos preocupar com a alimentação das crianças e orientá-las a viver de forma saudável.



Vídeo Aula 8 – Distúrbios Alimentares
 (Anorexia e Bulimia/ Obesidade)
Profª Paula Fernandes


                      A professora inicia esta aula, falando da importância de uma alimentação saudável e chama a nossa atenção para os problemas dos distúrbios alimentares. Um dos fatores que podem prejudicar a saúde de crianças e jovens é o culto a magreza que é muito forte hoje em dia. Os distúrbios alimentares como: Anorexia, bulimia e obesidade são o resultado de uma interação entre fatores biológicos, sócio econômicos e culturais.

           Logo em seguida mostra um vídeo com a profª Lilia de Souza que explica um pouco mais sobre os transtornos alimentares.
           Quando existe uma dieta inadequada o adolescente pode se prejudicado em seu crescimento. Deve-se tomar muito cuidado com o consumo do açúcar refinado, a falta de vitaminas e precisam tomar bastante água. 
                                              "Pirâmide Alimentar"


Distúrbios Alimentares: 


Anorexia

                    As pessoas que sofrem de anorexia tem um medo mórbido de engordar, sempre se acham mais gordos do que realmente são, entram em dietas e métodos inapropriados para alcançar o corpo desejado. Esta é uma doença psiquiátrica. É uma doença de alto índice de mortalidade.

Bulimia

                  A Bulimia significa fome de boi, as pessoas que sofrem desta doença comem demais e depois forçam o vômito, tomam laxantes e diuréticos. Esta doença pode aparecer mais precocemente.

Obesidade 

                    A obesidade é um distúrbio metabolismo energético, onde ocorre um armazenamento excessivo de energia no tecido adiposo sob a forma de triglicérios somado a falta de exercícios físicos. 

                    Para finalizar a aula, a profª Paula Fernandes chama a nossa atenção para trabalharmos estes assuntos em sala de aula. Além disso, devemos ajudar os alunos que já tenham algum destes problemas orientando-os a buscar ajuda, esses alunos precisam ser amados e acolhidos. 


Semana 3
Vídeo Aula 11 – Transtornos de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Profª Paula Fernandes


                    A professora Paula Fernandes inicia sua aula apresentando um caso no qual a mãe falava sobre o comportamento de seu filho que tinha muitas características do TDAH e nos chama a atenção da importância de conhecermos este problema. 


O TDAH

                         TDAH é um transtorno no comportamento e neurológico de causas genéticas e ambientais que acontece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida. Isso causa sofrimento para a pessoa e para as pessoas que a cercam. 


Principais características da atenção:


* Tem dificuldades de prestar atenção aos detalhes
* Parece não escutar enquanto falam com ele
* É desorganizado
* É facilmente distraído
* Não segue instruções
* Perde coisas importantes
* Não termina sua tarefas


Hiperatividade
                    A criança hiperativa corre exageradamente, tem dificuldade de ficar sentado, fala demais...


Impulsividade:


* Da respostas precipitadas
* Não espera em filas
* Não tem paciência
* Se intromete ou interrompe conversas alheias
(É um problema mais comum nos meninos)


Tipos de TDAH


1) Predominantemente desatento (mais comum nas meninas)
2) Predominantemente hiperativo-impulsivo (geralmente são crianças agressivas e impopular)
3) Combinado das três características (Déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade)


         
                    Este comportamento pode passar despercebido pelos pais, muitas vezes é na escola que se percebe este problema. Temos que estar atentos e ajudar estas crianças. Não podemos rotulá-los e sim ajudar a melhorar a autoestima deles. O envolvimento da família e da escola é o melhor caminho para a busca de soluções. 


                   
Vídeo Aula 12 –  Retardo Mental. Autismo
Profª Paula Fernandes


                       A professora inicia a aula falando sobre a reação dos pais em relação ao tema da aula, pode ser medo do diagnóstico ou agradecimento por entenderem o que realmente acontece com o seu próprio filho. 
                         É importante que saibamos que muitas crianças com estes problemas podem crescer e aprender muitas coisas. 


Qual é a definição do retardo mental?
Pessoas que possuem retardo mental tem habilidades intelectuais abaixo da média da idade, por este motivo tem problemas no funcionamento diário, na comunicação, na interação social, nas habilidades motoras, nos cuidados pessoais e na vida acadêmica. 


Tipos de retardo:


Leve: A pessoas tem atraso na linguagem, mas tem capacidade de comunicação, estudam e tem vida independente. 


Moderado: Dificuldades na compreensão e uso da linguagem. Precisam de auxilio por toda vida. 


Grave: Sérios prejuízos intelectuais e motores, déficit visuais e auditivos. Possuem lesões orgânicas ou desenvolvimento cerebral inadequado. 




  
O que é o autismo?

É um transtorno invasivo do desenvolvimento. A criança com este problema não se relaciona com outras, cheira e lambe objetos, bate palmas e leva o corpo para frente e para trás frequentemente. 


Assista abaixo um vídeo que fala sobre o autismo:

                                                           

No próximo vídeo, aparece algumas atividades que podem ser feitas com crianças autistas.






Semana 4
Vídeo Aula 15 – Sexualidade na escola
O prof. Li Li Min apresenta um vídeo com a profª Marici Brás abordando o tema sexualidade na escola. 

            A professora inicia aula falando sobre as dificuldade da abordagem do tema na escola devido a preconceitos, tabus, monólogos e até mesmo pudor. 

             Desenvolvimento sexual, assista o vídeo abaixo explica o desenvolvimento sexual segundo Freud, conforme abordagem da profª Marici. 


" O desenvolvimento sexual "

       É importante que façamos a abordagem deste tema nas escola para se evitar, entre outros problemas, a gravidez em adolescentes.

                          
                        A adolescência está compreendida entre a infância e a fase adulta e seu objetivo é a busca da identidade individual e autônoma do sujeito. Já a puberdade é a mudança física, seu objetivo final é o desenvolvimento da função reprodutora. 

Fases da adolescência:

Três lutos:
Luto pela perda do corpo infantil
Luto pela perda dos pais da infância
Luto pela perda da identidade e do papel sócio familiar infantil.

1°Fase:
Início – 11 a 13 anos para as meninas e 12 a 14 anos para os meninos.
Transformações físicas e fisiológicas (sexuais)
Questão central (normalidade)
Imagem corporal
Diferenças sexuais
Redefinição dos modelos de relacionamento (grupo de sexo oposto; melhor amigo do mesmo sexo).
 2°Fase:
Meio da adolescência
Meninas – 13 a 16 anos / Meninos – 14 a 17 anos
Marcada pelas últimas transformações físicas
Assimilação harmoniosa do papel pessoal, familiar e social.
Conquista de um lugar
Novo papel enquanto sujeito
Conflito entre o desejo de independência e a necessidade da dependência

Última fase, fim da adolescência:
17 aos 21 anos ou...
Ocorre após a consolidação da última etapa do desenvolvimento físico
Identidade sexual
Relacionamento íntimo
Identidade de adulto
Independência Material


Práticas Sexuais:

*Masturbação: Ocorre de várias formas e nos meninos a incidência é três vezes maior. Para as meninas ocorre bem menos. 
*Ficar: É uma experiência de estar com o outro, uma modalidade de interação afetiva, ausência de compromisso, possibilita a experimentação. 
*Namorar: Identificado pela responsabilidade e fidelidade.
*Virgindade: Marco de diferenças entre os gêneros, meninos perdem a virgindade mais cedo.
*Homossexualismo: Pode ser passageiro ou não. (Deve-se repensar os gêneros)
*Relação sexual forçada: Não limita-se ao ato sexual, pode ser prolongada quando ocorre dentro da própria família. 

          Na escola é fundamental discutir a sexualidade para favorecer ao adolescente sua passagem para a vida adulta de forma saudável e tenham acesso ao sexo seguro. Discussões sobre afetividade e sexualidade são fundamentais para que eles tenham acesso às informações. 

Vídeo Aula 16 – Sexualidade e prevenção de risco 
Prof. Li Li Min

      Nesta aula o professor apresenta um vídeo com um debate entre as professoras Lilia e Marici sobre sexualidade e prevenção de riscos. 


      Elas iniciam a aula falando sobre a distribuição de camisinha na escola e defendem esta prática. Falam sobre a conscientização e orientação em relação ao uso do preservativo e propõe:

* Dinâmicas para ajudá-los a aprender usar os preservativos
* Falam sobre as doenças sexualmente transmissíveis
* O uso contínuo do preservativo e não só nas primeiras relações 
* Explicam outros métodos anticoncepcionais, mas não descartam o uso do preservativo para evitar doenças
* Importância do uso do preservativo em relações homossexuais
* Explicam o uso da pílula do dia seguinte e afirmam que ela não é abortiva
                                  "A importância de prevenir - sexo com segurança"



                    Como professores precisamos orientar nossos jovens para que não se percam em sua caminhada, que os meninos entendam que eles devem se prevenir e assumir sua parcela de responsabilidade e as meninas se cuidem sempre para que não pulem fases importantes em suas vidas. Nós precisamos pensar se estamos preparados para a abordagem do tema e fazê-lo da forma correta para atingirmos nossos objetivos. 


Semana 5
Vídeo-Aula 19 – Violência nas escolas
Prof. Li li Min


                O professor inicia aula dizendo que infelizmente a violência tem aumentado nas escolas, temos até mesmo alunos que entram armados no ambiente escolar. Em seguida apresenta um vídeo com a profª Lilia falando sobre a violência nas escolas.


Problemas que podem ocorrer na adolescência


*Fase crítica na adolescência (comportamentos inadequados)

  Mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais
*Problemas psicológicos 
*Problemas de externalização
*Distúrbios de conduta; Podem ser problemas psicosocial ou psicopatológico.
  Inclui brigas, birras, desobediências, roubos etc.

              A estatística da violência no Brasil é assustadora, é preciso que nós façamos algo...




                        Para que consigamos mudar esta realidade é necessário que os pais estejam presentes e que a escola faça sua parte
                       Não podemos perder nossos alunos para a marginalidade...


  Fatores associados a violência nas escolas:


* Performance ruim na escola
* Atitudes anteriores erradas
* Baixa autoestima
* Muitas mudanças de escola
* População escolar com auto índice de consumo de drogas
(Maior índice de violência cometidos por alunos do sexo masculino)


                                           "Só o amor, muda o que já se fez"
                                                Vídeo - Paz   (Roupa-Nova)   




Reflexão: Como lidar com a violência nas escolas? A Paz gera a paz... vamos fazer a nossa parte...





Vídeo-Aula 20 – Bullying
Profª Paula Fernandes


                                                          O que é bullying?


              Bullying é um termo inglês que significa comportamento agressivo em estudantes, que acontecem repetitivamente sem motivações. Infelizmente é comum hoje nas escola e aproximadamente 50% das crianças em idade escolar já foram vítimas do bullying. 



Quem são os agressores?
Geralmente são estudantes de comportamentos hostis que se consideram melhor que os outros e acreditam que nunca serão punidos. Muitas vezes já foram vítimas de bullying e é possível que tenham déficit de atenção. 
Quem são as vítimas?
Geralmente são crianças tímidas que não reagem e sentem medo de pedir ajuda. 




                  Exitem também as testemunhas que presenciam as agressões, mas tem medo de falar. Com o acontecimento do bullying a escola pode se tornar um lugar de tristeza e hostil. Além disso, também temos ciberbullying que é um tipo de agressão pela internet. 
                 
O Bullying pode causar: 
* Problemas sociais e emocionais
* Desistência dos estudos
* Depressão, entre outros...

   
Como podemos ajudar?
Devemos estar atentos para tomarmos atitudes contra o bullying e também orientar toda a comunidade escolar e realizar projetos  para podermos conscientizar e combater esta prática. 
Abaixo assista a um vídeo de um trabalho realizado pela professora de informática em uma escola da rede municipal de São Paulo, o tema era " Alunos FTC contra o bullying"





Semana 6
Vídeo-Aula 23 – Uso de substâncias psicoativas
Prof. Li li Min 


        O professor apresenta nesta aula um vídeo com a Professora Renata Azevedo falando sobre o uso de drogas. 




           A professora Renata esclarece que substâncias psicoativas são o mesmo que drogas. Droga é algo que age no sistema nervoso central e produz alterações de sentimentos, de sensações que são percebidas como prazerosas, por isso é tão procurada. 
         As drogas podem ser lícitas, como é o caso do álcool e do tabaco e ilícitas como maconha, cocaína entre outras.
         
          Porque razão, mesmo sabendo que as drogas são tão ruins, elas são tão procuradas?
          * Curiosidade (principalmente na fase da adolescência)
          * Vulnerabilidade (não ter opinião madura)
          *  Conjunto de sentimentos: autoestima, aparência, socialização negativa, infelicidade, depressão, fobia social etc...
          * Forma social de produzir felicidade
    


                      Na escola este tema poderá ser abordado de forma interdisciplinar e contínua para evitar o consumo de drogas entre os jovens. 
                      

                Infelizmente o uso de drogas tem aumento e muitas vidas se perdem por este motivo. Como educadores devemos abordar este tema em nossas aulas e conscientizar nossos alunos dos problemas que as substâncias psicoativas podem trazer as nossas vidas...


Vídeo-Aula 24 – Mídia e Comportamento
Profª Lilia

                        Nesta aula a professora Lilia traz informações importantes sobre a influência da mídia na infância e na adolescência. 

 "Precisamos tomar cuidado ao que assistimos, pois a mídia pode ter muita influência em nossas vidas"

Mídia: 

* Televisão
* Jornal (impressos em geral)
* Internet
* Vídeo Game
* Celulares 
                      As crianças aprendem observando, por este motivo, se continuamente assistem algo que não seja bom para elas, podem estar prejudicando seu desenvolvimento. Se analisarmos muitos filmes infantis apresentam cenas de violência. Isso pode causar alguns problemas de conduta como medo, falta de sono, depressão, agressividade, entre outros.

     
                 Assistir imagens sexuais aceleram o processo de iniciação sexual em adolescente. Os pais devem monitorar o que seus filhos assistem e o que acessam na internet. Até os vídeo games trazem cenas quase reais de violência, não podemos ser omissos e permissivos, temos que acompanhar os passos de nossas crianças.

                                                "Mídia, bebida e apelo sexual"         

                          O professor tem um papel fundamental de estabelecer programas que abordem o tema mídia e alertar todas a comunidade sobre o poder de alienação que ela possui. Com isso temos como formar sujeitos mais críticos e seletivos...


Semana 7
Vídeo-Aula 27 – Stress e ansiedade na infância e na adolescência
Profª Paula Fernandes


                             Nós já nos deparamos com alunos que tenham problemas de stress e ansiedade. 
                             Mas o que é isso?
                             
Ansiedade: Característica biológica e psicológica que antecede momentos de perigos (reais ou imaginários) marcados por sensações corporais. Ela pode ser boa ou ruim, porém devemos nos atentar aos sintomas para ver se está ou não dentro da normalidade.
                             
                                                  "Ansiedade"




Stress infantil: Hoje em dia as crianças passam por muitas situações de stress, através de acidentes, idas ao médico, mudanças de babás ou de escola, separação dos pais, entre outros...



Fatore internos:  Tem haver com características da personalidade da criança. Ansiedade, depressão, desejo de agradar, medo do fracasso, preocupação com a mudança do corpo etc. 


Fatores externos: Mudança de vida, separação dos pais, pai e professores estressados, medo da perda etc. 


Algumas consequências do stress: 
* Asma
* Alergias
* Distúrbios dermatológicos
* Hipertensão
* Bronquite
* Depressão
* Pânico
* Fobia, entre outros. 


 Muitas situações podem ou não estressantes, dependem do modo como a encaramos. 
                                     "encarar a vida com otimismo, pode evitar o stress"


Papel do professor:


*Conhecer e conversar com os alunos
*Incentivar os alunos promovendo a autoconfiança
*Respeitar o ritmo da criança
*Proporcionar atividade em grupo
*Ser o modelo


No caso de identificar um aluno que tenha este problema, encaminhá-lo para um especialista.


 “A ansiedade e o stress infantil não se manifestam isoladamente. É preciso promover  a saúde da criança e do adolescente para que consigam enfrentar as mudanças que ocorrem em suas vidas, minimizando as conseqüências do stress e da ansiedade. O objetivo é um desenvolvimento mais saudável na escola, em casa, no esporte, no lazer”.


Vídeo-Aula 28 – Depressão na infância e adolescência
Profª Paula Fernandes


           Nesta vídeo aula a profª Paula apresenta a definição de depressão como sendo um transtorno de humor e afeto, sentimento de tristeza profundo associado a sintomas fisiológicos e orgânicos. Estes sintomas devem durar mais de um mês para se caracterizar como depressão. 

    "A depressão também causa diminuição de energia, falta de motivação e de vontade..."

Causas da depressão - Multifatoriais e variáveis:

*Biológicas: Genética/Estrutura química do cérebro
*Psicológicas: Tem relação com a maneira de como encaramos o mundo
*Sócios-culturais: Papéis, expectativas e suporte social

Fatores de risco para desenvolvimento na criança:

*Histórico Familiar
*Maior incidência no sexo feminino
*Episódios anteriores de depressão
*Dependência de drogas
*Violência doméstica
*Elevada exigência acadêmica


Sintomas da depressão:

*Tristeza profunda
*Falta de motivação
*Humor deprimido/instável
*Mudanças súbitas de peso
*Dificuldade em divertir-se
*Ideias de suicídio (pensamentos decorrentes de morte)
*Queixas físicas
*Preocupações
*Sentimentos de culpa
*Baixa autoestima
*Choro
*dificuldades linguísticas


Na escola: 

*queda do desenvolvimento escolar
*falta de concentração e motivação
*pensamento lento
*choro fácil
*isolamento na sal e no pátio
*dificuldades no processo educativo


Consequência da depressão:

*Dificuldades sociais
*Comprometimento no desenvolvimento e funcionamento social da criança e do adolescente, recorrência na idade adulta...

Papel do professor:

     Ajudar o aluno a lidar melhor com os problemas, fortalecer as condições que garantam a busca por ajuda em todos os contextos (família, escola, trabalho e comunidade).