Módulo I - Temas Transversais e a Estratégia de Projetos

Semana 1
Vídeo-aula 1: As Revoluções Educacionais


1ª Revolução: A escola era destinada aos filhos de nobres Nesta época os professores atendiam aos alunos individualmente.


                                             Quadro de Jean Baptiste Simeón Chardim
                                                               "A jovem mestra"

             
2ª Revolução: Por volta do século XVIII a educação passou a ser responsabilidade do estado. Nesta época os alunos pareciam todos iguais, meninos brancos, não existiam negros e meninas na sala. O professor se considerava o detentor do saber, superior. Os alunos que tivessem problemas de indisciplinas, hiperatividade ou não acompanhassem o ritmo da sala, eram simplesmente excluídos do grupo.

                                                    Alunos em pé para receber o "mestre".
                                                        Sinal de respeito ou submissão?

3ª Revolução: Acontece no séculos XX, últimos 20 ou 30 anos. Universalização e democratização da educação, o que significava que a escola seria para todos. Portanto seria a inclusão das diferenças também, sendo elas sociais, raciais, religiosas, de gêneros, ideológicas entre outras. 
                  A partir deste momento começaram a surgir alguns problemas, salas superlotadas, pessoas com histórias de vidas muito diferentes, internet... e agora?  Como faremos para conciliar as diferenças dentro da sala de aula e agir com equidade e igualdade?

                                   A escola está preparada para receber esta grande demanda?

           Surge para nós um grande desafio, o de "Reinventar a escola", buscando caminhos para atendermos com sucesso o nosso público. 

"O professor tem o papel de plantar sementes de amor, paz, união, respeito, solidariedade na escola que é de todos"


Vídeo-aula 2: Os Caminhos da interdisciplinaridade.


Edgar Morin - O pensamento Simplificador (Ideia da modernidade)

Bases do Pensamento Simplificador - Três princípios:

1) Disjunção: Separação dos diversos tipos de conhecimentos. Disciplinas: a separação de um todo em partes.

2) Redução do complexo ao simples: Analisa-se a parte como um todo. Exemplo, atribuir  a indisciplina de um aluno à separação de seus pais. Na verdade o motivo de sua indisciplina pode ser muito mais complexo do que uma separação.

3) Abstração: Um exemplo pode ser a utilização das tecnologias, podemos conhecer muitos lugares do mundo sem ao menos termos saído da escola.

O modo de trabalho com disciplinas foi muito importante dos séculos XVII ao século XX, simplificar as coisas para entendê-las, trouxe muito benefício para a ciência e para a construção de novos conhecimentos. Porém viu-se a necessidade de superar estas divisões, para se entender as coisas como um todo e não apenas por uma parte que julgamos ser a mais importante.


 I - Superação da disciplinaridade
      Temáticas que vão além das disciplinas.

 II- Multidisciplinaridade
      Quando um fenômeno pode ser estudado por várias disciplinas sem que elas dialoguem. Cada um estuda sob a sua perspectiva.

III- Interdisciplinaridade
       Estudo de fenômenos comuns a duas ou mais disciplinas no qual existe diálogos entre as mesmas. Os profissionais destas disciplinas dialogam e trabalham juntos mesmo que a leitura seja feita através de sua perspectiva.


   Interdisciplinaridade, trabalho com projetos, todos juntos na construção de um ensino mais ético e justo, o fim do"despedaçamento do saber".

         
Semana 2
Vídeo-aula 5: O conceito de Transversalidade


"É o trabalho com temáticas que atravessam, que perpassam os diferentes campos do conhecimento"
  Existem muitos temas que são de extrema importância para o desenvolvimento do sujeito como: ética, valores, saúde entre outros. Infelizmente estes temas, quando são trabalhados na escola, aparecem de forma secundária, pois a prioridade da escola são as disciplinas. No entanto para superar a fragmentação de disciplinas é preciso pensar em um novo sentido para a educação e a ciência, já que, embora a ciência trouxe muitos avanços para a humanidade,  estes não são suficientes para a construção da democracia, do bem estar e da justiça. 


        Por isso precisamos ter um novo olhar na educação, é hora de tirar do papel a formação ética e cidadã que consta no currículo e colocá-la em prática. 
        Sabemos que ética, valores, cidadania são temáticas tão importantes...porque nos limitamos a ensinar geografia, matemática, português, inglês e outros, e quando trabalhamos estes temas os colocamos de forma subjetiva?
        Na realidade, temas transversais mudam a cara da escola, muda o foco das aulas cotidianas e buscam conectar a escola com a vida das pessoas...Os que trabalham de forma efetiva com temas transversais buscam dar respostas aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes, conectam a escola com a vida das pessoas e seus sentimentos, são abertos a incorporação de novos temas e problemas sociais. 
     O impasse é mudar a ideia de disciplinarização. Porém, se tivermos uma nova visão e trabalharmos  temas importantes na interdisciplinaridade podemos ter encontrado um caminho para transformamos a sociedade. É preciso acreditar. Acreditar que tudo pode ser diferente me fez lembrar da música "Nunca pare de sonhar" de Gonzaguinha. 


                                                              ""Nunca se entregue,
 nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer  o que será!"
                                                                                                Gonzaguinha


Vídeo-aula 6: Temas Transversais em Educação


Esta aula está dividida em diferentes momentos:
1º Momento: Diferentes concepções e diferentes formas de trabalho.
2º Momento: Trabalho com temas transversais na prática.


Aqui são algumas temáticas para se trabalhar a interdisciplinaridade:




Mas é importante que a escola tenha autonomia para escolher temas que são fundamentais para sua comunidade. Como: violência, drogas, trânsito entre outros. 


Práticas de transversalidade
Duas concepções desta prática:


1ª) Disciplinas como eixo vertebrador do currículo.
    As escolas ainda são organizadas por disciplinas priorizando sempre o ensino tradicional de matemática, língua portuguesa, história, geografia, artes...


Utilizam:
Atividades pontuais. Exemplo: Um professor de ciências dedica suas aulas trabalhando com saúde ou uso de drogas etc, dentro da disciplina que ministra, deste modo, embora o tema seja de suma importância, ainda é trabalhado de forma fragmentada. 


Disciplinas palestras e assessoria sobre temas transversais: Exemplo: A escola resolve criar uma disciplina para trabalhar com ética ou cria ciclos de palestras com médicos, psicólogos, sociólogos etc. A crítica é que assim o ensino continua fragmentado. 


Oferecimento de projetos interdisciplinares sobre temas transversais: Exemplo: A escola recebe material produzido por ONG trabalhando com um tema como a AIDS e desenvolve estas ações em cima deste material. Temos o princípio de interdisciplinaridade, mas cada um trabalha individualmente.


A transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas: Não existem disciplinas dissociadas à cidadania, porém trabalham focando a disciplina padrão. 


Transversalidade trabalhada como currículo oculto: Desta forma o trabalho pode cair no moralismo e ou valores individuais dos professores. Falta também a intencionalidade. 


Embora estas formas de trabalhar não sejam ruins, a educação para a cidadania ainda fica em segundo plano.


2ª) Temáticas transversais são eixo vertebrador do currículo, em torno deles trabalhamos os outros conteúdos. 

Os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação para serem concebidos como meio e serem trabalhados como instrumentos.

Poderíamos trabalhar a ética, orientação sexual, sentimentos, sobre a violência, saúde entre outros e através destes estudos incluir os conteúdos regulares. 

As temáticas seriam o ponto de partida e de chegada. Assim, buscando estes novos caminhos, imagens metáforas poderíamos romper a fragmentação.

* Ao final desta vídeo aula, assistimos a um vídeo onde o Prof. Ricardo Pátaro mostra o desenvolvimento de um projeto com a participação de várias disciplinas. Todos juntos na construção de um mundo melhor...

                                          
Semana 3
Vídeo-aula 9: Ciência e Educação


O Professor Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, discute as aproximações entre ciência e educação, demonstrando como a vida cotidiana pode inspirar o pensamento científico.


Ele diz que:
* Devemos olhar a ciência de uma forma geral, transpondo para a escola.
* Currículo é o percurso formativo do aluno
* Ciência: conjunto dos conteúdos.


Utilizar:


Ciência como linguagem: Utilizar recursos que faz parte de nosso dia-a-dia como jornais que contém previsão do tempo, bulas de remédios, rótulos de comidas. Para entender muitas coisas ditas nestes materiais o aluno precisa saber a matemática que por sinal é ensinada na escola.


Ciência como instrumental prático: Exemplo: Os alunos poderiam analisar sua conta de luz, comparar gastos, eles mesmos saberiam quanto custa ficar muito tempo no chuveiro. Na saúde, conhecer a dimensão das coisas e das doenças. Sobre alguns produtos, explicar por que não devemos usar alguns deles no fogão. 


Ciência como visão de mundo: Saber que um som se transforma em impulso elétrico é um exemplo e está envolto de uma série de tecnologias. Exemplificou pelo uso dos celulares e dos controles remotos. 








Desenvolver no nosso aluno uma visão de mundo, fazer o aprendizado ter significado... Mostrando para eles que a ciência não é sinônimo de verdade, mas de busca de verdade. 




Como podemos desenvolver este trabalho de busca de verdades?


* Várias disciplinas trabalhando em conjunto.
*  Debate com os alunos, propor investigações, diálogos, participação e projetos. 
* Colocar este conhecimento na prática em sala de aula.




                                        "Abraçando o conhecimento"


Vídeo-aula 10: (Univesp TV) Interdisciplinaridade e Transversalidade na educação


"A gente vem para a escola para aprender a ler o mundo" Nilson Machado



O mundo não é disciplinar, a escola é, o que precisamos fazer é que as disciplinas tenham  ligações mais fortes, trabalhar a interdisciplinaridade.
E também temos os temas que são transversais, aqueles que atravessam transversalmente todas a disciplinas como: valores, cooperação e cidadania, conscientização - meio ambiente e saúde, entre outros. 




"O importante é criar a possibilidade dos alunos terem aulas mais dinâmicas, colocando a mão na massa e assim serem verdadeiros leitores de mundo..."


        Edgar Morin, sociólogo francês, critica a fragmentação do conhecimento com o método de simplificação de Rene  Descartes. Este método científico, consistia em reduzir o complexo ao simples. Esta visão mutila o conhecimento. 
                                                    

 Vídeo Complementar:
  Aprender com o imponderável - Prof. Luis Carlos


 Algumas considerações:
* Controlar não elimina o imprevisível
* Reconhecer o imponderável é condição de liberdade
*Tanta tecnologia levou muitas pessoas ao desemprego (impactos de transição para sociedade pós industrial
* Existem algumas propostas sociais e econômicas à serem repensadas.


 Incerteza X Controle
 Existe o desaparecimento e o aparecimento de profissões não devemos nos fechar, não devemos ser individualistas, temos que buscar saídas coletivas. 

                                     " Desaparecimento e aparecimento de profissões"


 Como lidar com as incertezas?




Devemos promover uma educação que não seleciona, manivela ou domestica, mas sim que promove , valoriza diferenças e emancipa. Uma escola que pensa no futuro e que trabalha como sociedade. 
 Temos que ousar, ter novas formas de viver e amar...



Texto: Rever o quê? Mudar porquê?
 Rever o projeto pedagógico da escola. Vencer a resistência às mudanças e ancorar-se na esperança, tarefa imprescindível para que a escola enfrente os problemas que lhes são colocados. 
 O projeto deve ser voltado para as competências e promoção de valores humanos e éticos. A escola deve assumir o papel de promover as pessoas neste mundo transformado.  
  

Semana 4
Vídeo-aula 13: Conhecimentos em rede


O Professor Nilson Machado aborda nesta aula características da imagem do conhecimento em rede, transdisciplinaridade. 


Rede: Sentido Metafórico, imagens do conhecimento. 
          Planeja; avalia; pensa o currículo.

Pensar no ensino como se despejássemos um balde na cabeça do aluno não existe mais, ensinar de forma do simples ao complexo e ir encadeando os pedaços não era ruim, mas agora temos que pensar diferente e ir mais adiante. 

Ideia de rede: Conhecimento:  rede de relações
                      Significações: conhecimentos, conceitos, significados (o que aprendemos na escola ligada em muitos casos)
                      Aprender: navegar em um mar de relações (coisas multiplamente relacionadas)

Nosso papel na escola é acrescentar conhecimentos, pensar além das disciplinas (transdisciplinaridade). Não deve ter no ensino apenas um centro de interesse, mas sim centros de interesse, diversidades de noções para cada conceito. 
Liberdade para encadear e também para navegar no mar de relações que o conhecimento pensado em rede oferece. 

                                     "Navegar em um mar de relações para conhecer o mundo"

Vídeo-aula 14: "Projetos"
Nesta aula do Prof. Nilson Machado, a ideia do projeto relacionada a ação. 

Educação: A palavra e a ação
Ação: Manifestação de vontade

Projeto: Ação refletida
             Jato para frente
             Metas/objetivos
             Depende de nossa ação

Para desenvolver um projeto corremos riscos inerentes a nossas ideias. Não é possível a coação, ninguém pode agir pelo outro, podemos motivar, estimular, mas agir pelo outro não...

Para realizar um projeto precisamos: Planejar, projetar, avaliar. Nos projetos com valores, existem aqueles valores que valem e precisamos motivar e ajudar...Também existem valores que devem ser combatidos, como aqueles que não os torna cidadãos verdadeiros.


O professor será:  mediador de conflitos
                            tecelão de significados (construir novos significados)
                           cartógrafo de relevâncias (constrói mapas do que deve ser realizado)
                           construtor de narrativas fabulosas...


Temos que acreditar... 
                              " Viver é sonhar, projetar, realizar..."



Semana 5
Vídeo-aula 17: Pedagogia de projetos
Nesta aula são mostrados dois exemplos de projetos, nos quais professores de diferentes disciplinas dialogam para desenvolverem as atividades didáticas e os alunos são sujeitos ativos no projeto. 


                                     " O professor deve ser um estrategista"


      A importância de se trabalhar com projetos, é que eles abrem possibilidades do aluno se desenvolver não só na dimensão escolar. É importante que o projeto seja consistente e competente. 
      O projeto deve ter um plano de partida, porém o desenvolvimento das ações pode ser mudado, por isso que devemos ser estrategistas.  


Conceito de estratégia de projetos: Interdisciplinaridade e transversalidade, temos que romper as fragmentações das disciplinas. As disciplinas precisam ter maiores relações com outras disciplinas.
Devemos nos atentar em não trabalharmos a multidisciplinaridade, pois embora muitas disciplinas possam trabalhar um assunto, elas não dialogam. Na interdisciplinaridade é diferente, existem diálogos entre as disciplinas.




                                  "Disciplinas que dialogam - interdisciplinaridade"


Vídeo-aula 18: Educação Integral


Nesta vídeo-aula temos  ricos exemplos  de escolas em São José dos Campos que estão desenvolvendo um trabalho voltado para a cidadania para as crianças que estudam em tempo integral. 


"A escola não pode pensar apenas no viés cognitivo intelectualizado"


                                    Todos os espaços da escola são de aprendizado...


Na escola com ensino integral os alunos tem uma rotina diferenciada , o educador é um mediador. Os alunos se tornam mais maduros, aprendem a se relacionar e respeitar o próximo. 


Texto: Desafios para a era do conhecimento (Gadotti)
Nas últimas duas décadas do século XX assistimos a  grandes mudanças, tanto no campo 
socioeconômico e político, quanto no campo da cultura, da ciência e da tecnologia. Portanto devemos ter novas perspectivas: Olhar além, olhar através, projetar, ter esperanças e ideais...


Algumas mudança na educação:


Novas tecnologias - Pensemos na educação do século XXI:


Cidadania; Planetaridade; Sustentabilidade; Virtualidade; Globalização; Transdisciplinaridade; Dialogicidade...


Um desafio, um caminho: Elaboração de programas que sejam desenvolvidos em torno das "perspectivas atuais da educação". 



                           "Olhar além, olhar através, projetar, ter esperanças e ideais..."



Semana 6
Vídeo-aula 21: Sentimentos e afetos como tema transversal


Como inserir sentimentos e afetos no currículo da escola?
Vejamos a importância deste trabalho com sentimentos, a partir de três conceitos:

Valores: Projeção de sentido positivo, não só valor moral, mas aquilo que é importante para mim, aquilo que eu gosto.


Auto estima: Fundamental para a cidadania
                    A imagem que construímos de nós mesmos.


Auto conhecimento: Conhecer a si mesmo é muito importante para saber o que realmente queremos ou não em nossas vidas, está relacionado com autonomia.


Estes três conceitos estão relacionados aos sentimentos. Como incorporar os sentimentos e afetos no cotidiano de nossas escolas?
Precisamos trabalhar os sentimentos (valores) de forma transversal. 

Neste vídeo a Professora apresenta um exemplo de trabalho com sentimentos, os resultados do trabalho realizado terá a intenção de diagnosticar a situação dos alunos em relação aos sentimentos e fazer os devidos encaminhamentos. 

"Promover uma educação que se preocupa com os sentimentos e afetos"


Vídeo-aula 22: Prática de projetos e transversalidade em sala de aula: questões de gênero no cotidiano escolar. (Prof. Brigitte)

Nesta aula a professora aborda a questão do gênero no contexto escolar sob uma perspectiva sócio-interacionista. Ao colocar esta questão ela cita documentos como os PCNS, MEC que defendem a igualdade entre os gêneros. 
                                              "Mulheres e Homens vivendo na igualdade"

        Como educadores temos a oportunidade de fazer reflexões a partir dos temas transversais para trabalhar a cidadania. Estes temas que desenvolveremos deve condizer com a realidade de nossos alunos. 
       Fazer com que os alunos entendam que ninguém é inferior a ninguém não é uma tarefa impossível e podemos começar a partir de pequenos gestos, como não separar filas de homens e mulheres, mas sim por faixa etária, por exemplo. 
       A professora também sugere temas a serem trabalhados baseados na faixa etária dos alunos. Exemplos:

Crianças: Trabalhar a igualdade de gênero na diversidade cultural
Adolescentes: Orientação sexual
Jovens: Valores - formação social

       Nesta vídeo aula ela também mostra uma atividade desenvolvida na escola com os pais...muito interessante...
"A importância da família na escola"

 "Educação é fruto da formação que recebemos dos pais e da escola"

Texto Apoio: A resolução de conflitos no campo da educação

* Mulheres e homens vivendo na igualdade
* Ética e sentimentos nos conflitos de gêneros
* Mulheres sendo tratadas com respeito (Incluir este tema como parte integrante na formação)

Para se trabalhar este assunto devemos:
*Conceder um lugar relevante às relações interpessoais
* Promover um diálogo reflexivo

Para que os alunos possam:
*Ter consciência de seus próprios sentimentos e valores
* Analisar suas próprias atitudes, perceber quando elas não são autônomas (aquelas atitudes que resultam em violência e que não são justas) 

                                                             "Igualdade"
Nós enquanto educadores somos os orientadores de resolução de conflitos...


Semana 7
Vídeo-aula 25: Estratégia de Projetos e a Construção de rede.

      O objetivo desta aula foi apresentar etapas básicas de um projeto escolar e a construção de uma rede. O professor exemplificou com um projeto que desenvolveu juntamente com os alunos no qual falava sobre a "Trabalho Infantil".

Veja abaixo as etapas do projeto:

1ª  Escolha do Tema transversal, o chamado "Grande Tema"

2ª Aproximação do tema (pesquisa de imagens, informações que aproximem os alunos da problemática do projeto)

3ª Escolha da temática (definição de  temáticas mais específicas que  se quer trabalhar através de discussões, reflexões e sugestões de alunos e os professores)

4ª Perguntas do projeto (Elaboração feita pelos alunos, o que eles gostariam de saber em relação ao tema. Eles elaboram as questões individualmente e depois o grupo classe escolhem as perguntas do projeto final)

5ª Planejamento docente das estratégias e metodologias articulando às perguntas aos conteúdos disciplinares.

6ª Busca coletiva de respostas à perguntas do projeto. (O projeto segue com atividades e pesquisas que buscam responder as perguntas).


Vídeo-aula 26: Estratégia de Projetos e Educação em Valores.


        O professor Ricardo Pátaro iniciou esta vídeo aula dando como exemplo o projeto citado anteriormente sobre  o Trabalho Infantil no qual, a partir de uma dúvida dos alunos sobre o que seria renda per capita (imprevisto no projeto)...

Através desta dúvida surgiram outras atividades...
 
O professor de matemática planejou uma atividade chamada de renda per capita, na qual os alunos puderam refletir sobre as desigualdades existentes no Brasil ao comparar a renda per capita de sua família com aquelas famílias que vivem com um salário mínimo. Além desta atividade, decidiram também comprar e doar jogos para os colegas de outra escola, mais uma vez precisaram da ajuda da matemática...
       Neste projeto o ensino de matemática fez mais sentido para os alunos, pois foi ensinada a partir de coisas que fazem parte de sua realidade...

    O professor de Língua Portuguesa planejou a atividade com narrativas, na qual os alunos deveriam registrar o que havia sido dado, sobre diálogos entre crianças que trabalhavam e as que não trabalhavam, usaram conhecimentos prévios e foram adquirindo novos conhecimentos. Trocaram cartas feitas por eles e escola vizinha, falaram sobre os problemas .

               " Estudando Língua Portuguesa para aprender a ler e escrever o mundo"


         Nesta etapa do projeto mudou-se uma das perguntas, devemos lembrar que o projeto é vivo, vai mudando conforme o andamento.
         Para responder efetivamente as questões do projeto foi preciso a interligação das disciplinas de história, matemática, português e geografia (que não estava prevista no projeto).

                   
                      Projetos interdisciplinares - "Todos juntos na construção de um mundo melhor..."